sexta-feira

O Futuro dos PC's

A cada dia mais e mais artigos bombásticos são publicados prevendo uma eventual morte dos PCs desktop. Por um lado, a plataforma PC como um todo (chips x86, Windows, etc.) continua muito saudável, mas uma parte cada vez maior do foco dos fabricantes está sendo aplicado nos notebooks, netbooks e agora ultrabooks, com os desktops ficando com uma parcela cada vez menor da atenção. Hoje em dia, os portáteis respondem por dois terços ou mais do lucro líquido da maioria dos fabricantes e a grande maioria dos usuários que está planejando trocar de computador planeja exatamente comprar um portátil e não um desktop.


O grupo dos power-users inclui usuários que precisam de configurações especializadas, com muito processamento e memória, vários monitores, múltiplos periféricos e assim por diante. Estes usuários tipicamente passam a maior parte do dia trabalhando em algum ambiente solitário (é difícil criar qualquer coisa com pessoas passando e gritando à sua volta, ou viajando continuamente) o que faz com que a falta de portabilidade dos desktops não seja um problema. Embora seja tecnicamente possível criar sistemas com múltiplos monitores, muita RAM e armazenamento e etc. usando notebooks, os desktops são muito mais flexíveis e baratos nesse quesito. Seria quase impossível encontrar um notebook com 32 GB de RAM, 16 núcleos de processamento, uma GPU de ponta e três monitores, mas montar um desktop com essa configuração é algo corriqueiro e mais barato do que muitos podem pensar.


O desktop realmente está perdendo o reinado para os portáteis, uma tendência irreversível. Entretanto, isso não significa que ele esteja morto, já que existem ainda muitos nichos que se baseiam neles. Montar placas-mãe, fontes e outros componentes sem limitações de espaço e construir gabinetes usando folhas de aço dobradas ou outros materiais simples oferecerá sempre vantagens em termos de custo e flexibilidade, o que manterá os desktops à tona. 

Aqui deixo um link para quem se interessar ver mais sobre as novas tecnologias da informação. A postagem é um pouco antiga mas vendo como a tecnologia vem avançando, com certeza não estamos longe de levarmos nosso computador no bolso. Encontrei em um Blog sobre: FILOSOFIA E TECNOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hino do Município de Groaíras

Quer Baixar Clique Aqui