terça-feira

Texto sobre Educação no Campo em uma nova visão


O texto vem trazer uma abordagem sobre a negação do PNE com relação à educação no campo, que o mesmo diz que não existe educação de âmbito rural. Este discurso feito por estes representantes nos deixa refletir sobre a falta de interesse dos nossos governantes sobre a educação brasileira como um todo, as escolas que antes existiam no sertão, hoje já possui um numero bem reduzido, isto mostra que a educação não é para todos como se diz o discurso.
A educação rural hoje é reduzida a projetos de cunho profissional e social, que visa melhorar a qualidade de vida destas pessoas que moram no meio rural. Estes projetos trazem para a população do campo uma Educação Básica comprometida com um modelo de desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável, ecologicamente sustentável e culturalmente aceito, mas as escolas trazem um respaldo melhor de ensino do que projetos.
Outra relevância discutida no texto foi o fechamento das escolas nas zonas rurais, que hoje vemos em alguns municípios manter estas escolas em péssimas qualidades de ensino, como por exemplo, manter em uma única sala de aula, com um professor varias turmas, este reflexo de ensino nos remete a um discurso com relação aos recursos que também os governos investem nesta modalidade de ensino, que faz com que esta educação seja sucateada e meramente extinta. Para se ter uma educação de qualidade precisa se investir bastante.
Este discurso realizado neste âmbito educacional deixa uma reflexão de que a educação rural esta sendo trocada por projeto, isto mostra o interesse politico que é feito pelos governos para esta população, deixando ela sempre a mercê do desenvolvimento.
A educação é articulada ao conjunto de políticas que visem à garantia do conjunto dos direitos sociais e humanos do povo brasileiro que vive no e do campo. Esta definição faz com que nós quanto cidadãos reivindique a um discurso politico pautado na teoria e na pratica, relevando principalmente as escolas no campo e a educação rural, para a implementação do desenvolvimento do ensino no campo.
Com isso, a educação é uma das dimensões necessárias para a transformação da sociedade e a escola torna-se um espaço de análise crítica para que se levantem as bases para a elaboração de outra proposta de educação e de desenvolvimento.

Autora: Lidiane Paiva Melo

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